Importância de um Fotógrafo Profissional

A importância de um profissional na Fotografia de Arquitetura

por João Paulo Oliveira


Todo mundo tem uma câmera. Todo mundo sabe como apontar e clicar, sim, para selfies e memórias divertidas, essas fotos são ótimas, mas para o seu negócio … provavelmente não. Para representar a sua empresa de forma que os clientes, arquitetos, designers respeitem e se interessem pelo que você quer vender - faz sentido usar um fotógrafo de arquitetura profissional para criar fotografias de alta qualidade que realmente representem sua marca. 

 Não importa se você é designer de interiores, arquiteto, empresário ou fornecedor de materiais de construção, você deseja que seus projetos sejam destacados. Você quer as cores da sala, os ângulos da estrutura ou a textura de suas paredes para impressionar seu cliente. Fotos incomuns, escuras ou chatas não vão realmente retratar positivamente seu projeto.

 Todo negócio precisa vender seu produto, seja utilizando  publicidade impressa, folhetos e materiais de marketing, seja através do site ou ainda pelo  Facebook.  Essas fotos precisam manter a consistência de sua marca. Em primeiro lugar, você deseja manter a personalidade dela. A sua empresa é formal ou mais divertida? Um fotógrafo profissional que se especialize em sua indústria irá organizar as fotos da maneira mais apropriada. Se essas fotos envolvem projetos, pessoas, edifícios ou alimentos, um fotógrafo profissional conhece os truques do comércio para destacar as melhores características do produto. 

 Em segundo lugar, você quer que as fotografias fiquem incríveis. Fotos de má qualidade podem ser um reflexo da própria empresa. As pessoas, em geral, fazem uma associação inconsciente:  fotos ruins = produto ruim e ou até mesmo que a empresa não se importa o suficiente para ter boas fotos. Assim, mesmo a melhor produção pode ser desperdiçada se a iluminação não estiver correta ou os ângulos não capturarem as dimensões do projeto. 

 E falando de iluminação, a iluminação profissional pode realmente fazer toda a diferença. Ela pode afetar a cor, a percepção de profundidade e muito mais. Todos já ouvimos falar de celebridades que exigem iluminação específica que captem seus melhores ângulos. A iluminação profissional pode destacar certos recursos e sombras, assim como pode ocultar falhas. Isso também é verdade para arquitetura e o design. A iluminação é a minha paixão pessoal - a forma como a luz interage com um espaço, interior e exterior. É sempre meu objetivo manter a integridade das cores e iluminação, como o arquiteto e designer de interiores pretendiam. É importante avaliar o espaço em diferentes momentos do dia para determinar como a luz normal (natural ou não) toca no projeto. O produto final tem que parecer completamente natural, como se você estivesse ali mesmo. Capturar as sombras naturais neste átrio foi uma ótima oportunidade.


Foto autor desconhecido


Além disso, um fotógrafo de arquitetura profissional precisa ter cuidado para não recortar áreas importantes. Quando fotografei essa sala , queria manter o drama das sombras nesta parede e nessa obra. Mantive no enquadramento todos elementos para ter um composição agradável.


Sala de Estar - Letipp Studio


A pós-produção também é um componente importante. Um fotógrafo de arquitetura profissional é capaz de usar uma série de técnicas diferentes para corrigir qualquer defeito nas fotos originais, mantendo-os completamente naturais. O exterior dessa casa em São Paulo, exigiu um grande retoque. Eu tive que remover a luz da rua dos postes e retirar totalmente a casa que estava ao lado. Eu consegui tirar o brilho e criar um melhor equilíbrio para uma imagem final melhorada.

Casa em Sao Paulo/Jardins


Em outro exemplo, essa sala em Porto Feliz - Fazenda Boa Vista, queria destacar o ambiente da sala de estar, no entanto, durante as fotos, a luz estava super clara e usei técnicas de HDR (High Dynamic Range) e na pós-produção, inseri varias camadas de varias exposições, mantendo um aspecto natural e criando o clima adequado para a sala.



Foto sala de estar

Em última análise, seu objetivo é divulgar as notícias sobre sua empresa. Você pode estar interessado em cobertura de imprensa ou co-branding em publicidade. No entanto, você precisará de fotografias de qualidade profissional para impressionar esses editores e obter a cobertura que deseja. Não só as fotos ruins não chamam atenção, mesmo que um editor esteja interessado, eles não poderão usar suas fotos se não estiverem adequadas  aos padrões. Você gastou tempo e energia para criar sua marca, seu produto e sua empresa. Certifique-se de dar o próximo passo e contratar um fotógrafo de arquitetura profissional para criar a representação visual do seu projeto. Entre em contado conosco e entenda como o registro fotográfico pode demostrar detalhes impressionantes do seu projeto e, assim, ajudar a divulgar sua marca. 11 97353-0654.

Using Format